quinta-feira, 18 de outubro de 2012

INC coordena estudo sobre eficácia das estatinas


INC coordena estudo sobre eficácia das estatinas

Pesquisa aponta que, apesar da variação de preços, estatinas disponíveis no mercado apresentam eficácia semelhante

Responsáveis por baixar o colesterol, as estatinas são grandes aliadas no tratamento de diversos problemas cardíacos e diminuem comprovadamente o risco de doenças graves como infarto e AVC em pessoas diagnosticadas com doenças cardíacas.
O medicamento está disponível no mercado em vários tipos, com variações significativas de preço que podem chegar até 1000% de acordo com o banco de preços do Ministério da Saúde.
Para avaliar a efetividade comparadados diversos tipos de estatinas comercializados, o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), coordenou um estudo através do qual se constatou que, apesar das diferenças de preços, todas as estatinas possuem efetividade semelhante.
“Embora algumas estatinas sejam bem mais caras que outras, os benefícios são os mesmos. Sendo assim, aquela que tiver o melhor preço é a que deve ser utilizada no tratamento, uma vez que, por se tratar de uma medicação que controla um fator de risco, a sua utilização muitas vezes pode ser feita por um longo período de tempo, gerando um alto custo para o paciente ”, explica a pesquisador do Núcleo de Avaliação em Tecnologias em Saúde do INC e coordenador do trabalho, Bernardo Tura.
O estudo foi realizado por meio do método chamado revisão sistemática e metanálise, através do qual se analisam artigos científicos, bando de dados e literatura especializada. “Ao final da análise, juntam-se todos os dados analisados para se chegar a um resultado conclusivo”, explica Marisa Santos, coordenadora do NATS do INC.
A prevenção com o uso das estatinas, assim como os demais medicamentos, deve ser adotada sempre que os benefícios forem maiores que os riscos relacionados a efeitos colaterais e após a adoção de outras medidas para controle dos fatores de risco como abandono do tabagismo, adequação de dieta e prática regular de exercícios físicos. Para orientar quanto ao seu uso racional, o INC lançará em breve, uma cartilha com informações gerais quanto à utilização correta da medicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário